segunda-feira, 19 de outubro de 2009

MARQUÉS DEL NEVADO, RESERVADO, CARMENÉRE, 2008


Produzido Bodegas Y Viñedos Korta Bucarey, em Curicó-Chile, com uvas oriundas do Vale de Lontué.

Este é o quinto vinho em minha estadia em Fortaleza-CE. Adquirido no Supermercadinhos São Luiz, Av. Pontes Vieira 1486, por R$ 14,90.

Apesar de haver dito acima que este é meu quinto vinho em Fortaleza, na realidade tive o prazer de degustá-lo em Guaramiranga-CE, cidade situada a cerca de 100 km de Fortaleza.


A bucólica Guaramiranga, de clima agradável e altitudes que revelam paisagens de inigualável beleza, desponta como um dos ambientes propícios para a prática do turismo de aventura no Ceará.

Situado num ponto privilegiado do Maciço de Baturité, o município preserva resquícios da Mata Atlântica, onde durante as caminhadas é possível observar cafeeiros, paus-brasil e flores do campo e tropicais. O clima ameno, com uma temperatura que varia de 15 a 25°C, torna ainda mais convidativo um passeio por esta região.

Guaramiranga vem se tornando cada vez mais conhecida por seus festivais, principalmente o de Jazz e Blues, realizado no período do carnaval; o Nordestino de Teatro, e o Festival de Vinhos, que costuma acontecer em novembro.

Mas, o que a maioria dos visitantes precisa saber é que a cidade dispõe de áreas de proteção ambiental, onde é possível interagir com a natureza praticando esportes de aventura, cavalgadas, caminhadas e trilhas.

Uma dessas áreas de proteção ambiental voltadas inteiramente para o turismo de aventura é o Parque das Trilhas. Em 114 hectares, os amantes do ecoturismo e dos esportes de aventura contam com um leque de opções que vão desde trilhas ecológicas aos esportes mais radicais como rapel, tirolesa e ponte de três cordas.

Em Guaramiranga me hospedei no Hotel dos Cedros (Tel.: 55 85 3321 1117 - 9985 2122 - 9998 0264), em um ambiente confortável e acolhedor, onde fui recepcionado pelos gentis e simpáticos proprietários Aylana e James Oliveira.

Comecei a degustar este vinho às 22 horas, ao ar livre, à temperatura ambiente de cerca de 18º C.

Pelo preço da aquisição não esperava muita coisa do vinho, mas quis o destino que, em um ambiente tão agradável e acolhedor, o vinho deveria corresponder a este ambiente, como de fato correspondeu.

Vinho jovem de cor rubi com toques violáceos, com halo aquoso e lágrimas abundantes (álcool 13,0º).

Aromas de média intensidade, de frutas negras, especiarias e herbáceo.
A boca repete o nariz com um pouco mais de intensidade.

Taninos maduros, equilibrado, com final relativamente longo.

Bom custo/benefício.




Nenhum comentário:

Postar um comentário